Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FILME: 11 DE SETEMBRO DE 1683

11 de setembro de 1683

A história do assédio Turco a Viena e de uma batalha heroica que mudou o destino da Europa e do Mundo.  

Em 11 de setembro de 1683 trezentos mil guerreiros chamados de todos os lugares do Império Otomano tem Viena sob Assédio. São comandados pelo Grão Visir Kara Mustafa, ao qual o Sultão de Istambul confiou a bandeira do Profeta: o estandarte verde com a lua crescente dourada que a tradição reivindica pertencer ao Profeta Maomé em pessoa. O fim da sua agressão é o de içar aquela bandeira sobre todas as capitais da Europa, entre as quais, em último, Roma, o berço da Cristandade.

A aparição de um cometa luminoso nos céus é interpretada como um sinal de Allah que promete uma gloriosa vitória do Islã e a submissão da Europa cristã. Os cavalos árabes iriam beber em breve nas fontes da Praça de São Pedro.

 Apesar de dois meses de resistência heroica, o destino de Viena parece traçado: tiros de canhão do exército turco fizeram brechas nos muros em diversos pontos, abrindo entrada para uma rápida incursão da cavalaria tártara flanqueada pelos janízaros do Visir.

11 de setembro de 1683 foto2

Em 11 de setembro – na primeira luz do dia – um monge capuchinho reza a Missa em cima da colina que faz vista para a cidade. Em seguida, com um último apaixonado sermão, incita as tropas cristãs. O seu nome é Marco da Aviano, nascido em Friuli em 1631 de uma nobre estirpe. É o conselheiro e o guia espiritual do Imperador Augsburg Leopoldo I.

A batalha entre os dois exércitos opostos se arrasta até ao por do sol, com resultados alternados para as duas partes, em um jogo estratégico de avançadas e retiradas, até que a Liga Santa, guiada pelo Rei Polaco Jan III Sobieski conduz o assalto final que desbarata as tropas Otomanas e a ultima resistência do acampamento inimigo: vinte cinco mil tendas, entre as quais o pavilhão verde do próprio Kara Mustafa.

Durante a toda batalha a figura de Marco da Aviano se projeta no céu em cima da colina tendo entre as mãos o crucifixo, alçado ao céu. Alguns dias depois, Marco em pessoa levará o estandarte de Maomé em Roma e o entregará nas mãos de Papa Inocêncio XI.

Distribuído por Microcinema
VISITE O SITE

www.11settembre1683.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

ALESSANDRO GNOCCHI: UM POUCO DO MÉTODO DO "BEM MENOR"

Reverendos sacerdotes,  nos expliquem: por que são os leigos  que devem salvar a Igreja? Alessandro Gnocchi 2019 Tradução de Gederson Falcom...