Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de abril de 2020

DON ENNIO INNOCENTI: O FUNDAMENTALISMO




Don Ennio Innocenti
Sacra Fraternitas Aurigarum Urbis
Tradução: Gederson Falcometa

Esta palavra refere-se ao fundamento e tem uma aplicação muito variada por analogia. Mas o final em ismo indica que é uma ideologia que exalta fanaticamente o fundamento. Este último pode ser justo, mas se é usado por fanáticos então nem mesmo o fundamento pode justificar certas ações.

Todavia a polêmica contra o fundamentalismo é suspeita, porque não é apreciada a coerência, a lógica dedução daquilo que é fundamental.

Desde quando a filosofia moderna ensinou que nós não conhecemos a realidade, mas só o produto da nossa fantasia e da nossa mente, não se quer falar mais nem mesmo de verdade e quem quer afirmar a verdade se torna inimigo da democracia que é toda fundada sobre opiniões mutáveis.

O católico que segue os princípios do catecismo se torna um fundamentalista, como o fanático que se explode.

A realidade é que sem fundamentos qualquer construção desmorona, como ensinou o próprio Jesus.


Don Ennio Innocenti

Um comentário:

  1. De fato. Pega-se o termo "fundamento", coloca-se-lhe o sufixo "ismo", e o rotula de fanatismo. Esta é a neolinguagem dissolvedora dos valores perenes.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

D. DAVIDE PAGLIARANI: A HERMENÊUTICA DA HERMENÊUTICA - SEGUNDA PARTE: CONSEQUÊNCIAS ÚLTIMAS DA HERMENÊUTICA DA CONTINUIDADE

Don Davide Pagliarani Revista Tradizione Cattolica FSSPX Itália Março de 2010 Tradução: Gederson Falcometa A hermenêutica da continuidade en...