MONS. HENRY DELASSUS: "O AMERICANISMO E A CONJURAÇÃO ANTICRISTÃ", SUGIRO A LEITURA
Don Curzio NitogliaTradução: Gederson Falcometa
Monsenhor Delassus e o
Americanismo
Monsenhor Henry Delassus
escreveu um livro esclarecedor sobre o Americanismo (L'Américanisme et la Conjuration
antichrétienne, Lilla-Paris, Desclée De Brouwer, 1899, tr. It., Americanismo e
a conspiração anticristã, Siena, Bernardino, 1903) que nos ajuda a compreender
a atual situação religiosa e geopolítica - dominada pelo americanismo temporal
e espiritual - claramente prevista pelo prelado francês há cerca de 100 anos. A
editora Effedieffe (Proceno di Viterbo) propõe, para o Natal de 2015, a segunda
edição aos leitores italianos.
Trama da obra
Nesta obra, o prelado
explica que de todos os sujeitos inquietantes do mundo atual, tanto no campo
político quanto no religioso, a América do Norte não é dos menores. Na verdade,
o que o caracteriza é "a audácia nas empresas industriais e comerciais e
também nas relações internacionais, atropelando todas as leis da civilização
católico romana" (p. 47 da edição Effedieffe). Infelizmente, por meio do
americanismo, os Estados Unidos impõem a sua audácia até mesmo nas questões
religiosas.
O termo "catolicismo
americano" ou americanismo (condenado por Leão XIII em 1889 com a Carta
Testem benevolentiae ao cardeal Gibbons) não é um rótulo de cisma ou heresia, é
"um conjunto de tendências doutrinárias e práticas, que tem sede na
América e que daí se espalhou para o mundo cristão e especialmente para a
Europa ”(p. 48). O aspecto mais preocupante do americanismo é o de "sua
relação com as esperanças e projetos do judaísmo, especialmente com as
tendências anticristãs das leis do mundo moderno e da sociedade americana, que
aspira a possuir o monopólio do pensamento revolucionário" ( p. 49). Na
verdade, "há uma conspiração anticristã que atua, por meio de revoluções e
guerras, para enfraquecer e, se possível, aniquilar as nações católicas, para
dar hegemonia às protestantes, como a América, a Alemanha e a
Grã-Bretanha" (Nota nº . 1, página 49).
Monsenhor Henri Delassus (p.
87) explica que o Magistério da Igreja condenou todos os falsos princípios em
que se funda o espírito americanista: direitos humanos (condenados por Pio VI);
a liberdade absoluta da pessoa humana, a liberdade de pensamento, de imprensa,
de consciência e de religião (de Gregório XVI e Pio IX), a separação entre
Igreja e Estado (de Leão XIII). Em vez disso, para os americanistas, é
necessário confiar no "liberalismo amplo ou latitudinário e na tolerância
dogmática até o amargo fim, evitando falar sobre qualquer coisa que possa
desagradar os protestantes e outras religiões" (p. 87). Para a Igreja de
Roma, "o catolicismo é a verdadeira religião, enquanto para os
americanistas é apenas uma religião entre muitas" (p. 88).
Infelizmente, o ideal
religioso e geopolítico americanista (cerca de cinquenta / setenta anos após a
condenação de Leão XIII) foi realizado espiritualmente - inicialmente e
latentemente - no Concílio Vaticano II e depois - plena e abertamente - em
Assis em 1986 e finalmente - paroxisticamente - com Francisco I ) temporalmente
com o teoconservadorismo norte-americano (dos republicanos conservadores
Reagan, pai e filho de Bush, que teve continuidade na política externa também
pelo progressista democrata Barak Obama) chegando em 2015 com a crise
turco-russa a sua conclusão radical.
De fato, “os americanistas
dizem que as idéias judaico-americanas são o que Deus deseja para todos os
povos de nosso tempo. O Judaísmo e o Americanismo acreditam ter recebido uma
"missão divina" em todo o mundo. Infelizmente, a influência da
América com seu espírito de liberdade absoluta se estende cada vez mais entre
as nações, de modo que a América dominará outras nações ”(p. 126). A América
parece ser a "Nação do Futuro" (p. 128). Porém - comenta o prelado -
“se tal futuro será o do desenvolvimento industrial e comercial, social e
político, segundo os princípios de 1789, isto é, o progresso material e a
independência absoluta do homem de qualquer autoridade, mesmo divina; a era que
veremos será a mais desastrosa já conhecida. Nela, a América destruirá as
tradições nacionais europeias, para fundi-las na unidade ou pax americana ”(pp.
128-129).
A base, ou o menor
denominador comum, dessa mistura de religiões, povos, culturas, é um moralismo
sentimental ou "uma vaga moral" (p. 129), subjetiva e autônoma
kantiana, "independente do dogma, onde todos são livres de a interpretar à
sua maneira ”(p. 70). Foi conseguido hoje através da união dos teoconservadores
americanistas com o sionismo e alguns elementos conservadores-liberais do
catolicismo europeu, que se unem para defender a vida, o embrião, contra o
materialismo ateísta (uma coisa boa em si), mas em detrimento da especificidade
da pureza do dogma, da tradição cultural de cada nação e das diferenças étnicas
(que, se não são exageradas, não devem nem mesmo ser destruídas com a ofensa de
povos, que têm suas peculiaridades de língua, cultura, mentalidade e religião).
“O movimento neo-cristão ou
americanista tende a se libertar do dogma para se basear na beleza da ética”
(p. 72), “para substituir a fé por uma cultura ou sensibilidade de moral autônoma
e independente, em uma vaga religiosidade superior a todos outras religiões
positivas ”(p. 100).
Segundo a doutrina católica,
"a fé sem obras é morta" (São Tiago), mas "sem fé é impossível
agradar a Deus" (São Paulo). Portanto, não devemos desprezar a moralidade,
mas também não devemos reduzir a religião apenas à moralidade, sem levar em
conta a integridade dogmática.
Monsenhor Delassuss se
explica ainda melhor escrevendo que:
“Há um entendimento entre o
judaísmo e o americanismo, para substituir a religião católica por essa Igreja
ecumenista ou globalista, essa religião pseudo-democrática, para a qual a
Aliança Universal de Israel está preparando o advento” (p. 186).
O americanismo é o instrumento
do judaísmo liberal e filantrópico-humanitário, que substituiu a "fé"
do judaísmo ortodoxo (em um Messias pessoal e militante, que devolveria a
Israel o domínio do mundo), com a “crença humana” do judaísmo liberal (em um
"messias ideia", que é o mundo moderno, nascido do Humanismo,
Protestantismo e Iluminismo revolucionário, inglês, americano e francês, que
fará o mundo cair no relativismo e no irenismo, que erodirá o Credo Católico e
o que ainda resta do Cristianismo europeu), “para conduzir a humanidade, com
suavidade, para a Nova Jerusalém” (p. 105).
O espírito do "Novo
Mundo" ou americanismo é caracterizado (segundo Delassus) pelos princípios
de 1789, que são "a independência do homem de todo poder humano e mesmo
divino" (p. 130), vale dizer os direitos (ou culto) do homem e a derrubada
de Deus e sua Igreja.
O americanismo tem um duplo
aspecto:
I)
do ponto de vista político é caracterizado
por um certo cosmopolitismo, que leva ao globalismo e à globalização, que ao se
infiltrar em cada nação as corrompem para dominá-las. Este "reino ou
república universal" é o sonho da Aliança Israelita Universal,
"centro, viveiro e elo da conspiração anticristã, à qual o americanismo dá
um apoio considerável". O judaísmo talmúdico é baseado na leitura material
(em vez de literal) das profecias do Antigo Testamento.
Delassus escreve:
"Leia essas profecias em seu significado
material-terreno e aí você encontrará a resposta para o enigma, a explicação da
atividade febril judaica, o sonho do Judaísmo. Ainda hoje, acredita-se ser o
povo destinado por Deus a dominar, material e temporalmente, sobre todas as
nações ... através das finanças, bancos, imprensa e meios de comunicação de
massa [ou destruição] "(p. 55).
Enquanto o Concílio Vaticano I estava sendo
aberto em Roma em 29 de junho de 1869, um Concílio do Judaísmo foi realizado em
Leipzig, que afirmou que "a realização dos princípios da modernidade é a
maior garantia para o presente e futuro do Judaísmo" (p. 55) .
Infelizmente, continua o prelado francês, “dois fenômenos estão diante de
nossos olhos: a crescente preponderância do povo judeu e a triste crise do
cristianismo” (p. 56).
Enquanto o Concílio Vaticano I foi inaugurado
em Roma em 29 de junho de 1869, um Concílio de Judaísmo foi realizado em Leipzig,
que afirmou que "a realização dos princípios da modernidade é a maior
garantia para o presente e futuro do Judaísmo" (p. 55) . Infelizmente,
continua o prelado francês, “dois fenômenos estão diante de nossos olhos: a
crescente preponderância do povo judeu e a triste crise do cristianismo” (p.
56).
O ponto de encontro entre o judaísmo e o
americanismo encontra-se nos princípios revolucionários de 1789 e,
particularmente, em duas teses: “1) Que todas as nações renunciem ao amor à
pátria e sejam fundadas numa república universal; 2 °) que os homens renunciem
igualmente a qualquer particularidade religiosa, para se confundirem na mesma
religiosidade vaga ”(p. 57). Esses ideais são levados adiante pela Aliança
Universal Israelita, fundada em 1860 pelo judeu e maçom Adolfo Crémieux,
grão-mestre do Grande Oriente da França. Esta Aliança "não era apenas uma
internacional judaica, ela mirava mais alto: ser uma associação aberta a todos
os homens, sem distinção de nacionalidade ou religião, sob a alta direção de
Israel ... Ela quer penetrar todas as religiões, como já penetrou todos os países, para derrubar as
barreiras que separam o que um dia terá de ser unido em uma indiferença comum
”(pp. 57-58).
O prelado se pergunta: “O que significa
penetrar em uma religião? Acima de tudo, introduzir nela as suas próprias
ideias. O Judaísmo está tentando infiltrar suas idéias na Igreja Católica? Sim,
seus representantes o afirmam ”(p. 58).
As forças políticas utilizadas pelo judaísmo
liberal, filantrópico e maçônico são: a) a democracia; b) liberdade como valor
absoluto; c) mudança radical (cf., p. 112). Essa mudança radical atinge também
a vida espiritual, visando o primado da ação sobre a contemplação. A exaltação
da iniciativa individual (típico do liberalismo puritano americano), com
excessiva autoconfiança (ver, pp. 113-114). Bem-estar físico e corporal
(diferente do bem-estar temporal comum), como “transfiguração do corpo” (p.
114). O “sensismo empirista inglês, como anti-metafísica radical e anticristianismo”.
Delassus aponta que agora os novos Cristãos Americanistas,
juntamente com os Judeus liberais e humanitários, "aspiram a um Messias
que não seja Jesus Cristo e nem mesmo o messias militante pessoal do Judaísmo
Ortodoxo, mas uma ideia de material e corporal de Bem-Estar que fará o homem
rico e feliz nesta terra ”(p. 117). Este Bem-Estar (com maiúscula) consiste não
em possuir o necessário ou o conveniente, mas o "supérfluo". Os fiéis
desta nova religiosidade não devem ser combatidos, devem estar sempre certos,
seguir a tendência, dizer-lhes o que agrada e satisfaz os sentidos (cf., p.
160).
II) Do ponto de vista religioso: o
americanismo usa o esoterismo, o maçonismo e o ecumenismo para se infiltrar na
religião católica e - se possível - destruí-la. “A Maçonaria tem as mesmas
reivindicações e as expressa nas mesmas palavras” (p. 59). O Judaísmo liberal é
ainda mais claro quando diz que devemos lutar por "uma nova Jerusalém, que
deve substituir Roma ... A linhagem judaica quer estabelecer seu reino sobre o
mundo inteiro, na ordem temporal e espiritual" (p. 59) . O americanismo
também usa sociedades secretas para atingir seus objetivos (cf., p. 60) para
arruinar a pátria e a religião. A nova "república universal será governada
pelo povo judeu, a única verdadeira raça cosmopolita, apátrida e
universal" (p. 60). E finalmente "pelo anticristo, o ditador supremo
que se tornou a única divindade deste novo mundo" (p. 64).
Os Estados Unidos têm o triste
"privilégio de destruir as tradições e especificidades nacionais e
religiosas europeias, para fundi-las na unidade americana" (p. 64). O
americanismo busca substituir a controvérsia (polemikòs = pertinente à disputa
doutrinária) pelo irênico (eirenikòs = pertinente ao pacifismo, tolerância e
conciliação até o amargo fim). O americanismo está "absolutamente
convencido de que os Estados Unidos estão predestinados a produzir um estado de
bem-estar superior ao que foi experimentado até agora" (p. 130).
O outro pilar em que se baseia o americanismo
é o ecumenismo. Monsenhor Delassus (p. 104) nos informa que um congresso
ecumenista ou conselho de todas as religiões (exceto a católica) aconteceu em
Chicago entre 11 e 28 de setembro de 1893. Neste concílio foi estabelecido que
"a Igreja Católica deve fazer as concessões mais generosas às outras
religiões" (p. 105); naturalmente Roma condenou. No entanto, não se pode
deixar de notar como em 1962-1965 essas idéias americanistas também penetraram
no meio católico durante o Concílio Vaticano II, que teve como objetivo
principal o "diálogo com o mundo moderno" que é o mesmo que animou o
Congresso de Chicago de 1893 e o Concílio do Judaísmo realizado em Leipzig em
1869, que afirmou que "a realização dos princípios da modernidade é a
maior garantia para o presente e o futuro do Judaísmo" (p. 55).
Em suma, teria sido desejado, já em 1893 no
congresso de Chicago, "reunir os padres e ministros dos mais diversos
cultos, associá-los numa oração comum" (p. 108), naturalmente sem cair (não
se sabe como) no indiferentismo (assim como em Assis em 1986). Este congresso
de Chicago é definido por Delassus como “o verdadeiro concílio ecumênico dos
novos tempos” (p. 109); as analogias com o Vaticano II são, infelizmente,
objetivas e impressionantes.
Delassus, concluindo seu estudo sobre o
americanismo, define-o com poucas mas eficazes expressões: "Compromisso
com a descrença, concessões ao erro, mutilação do dogma, atenuação do
sobrenatural e facilismo ou descuido de todos os tipos". E ele, portanto,
propõe o remédio para tanto mal:
“Evitar o desânimo, como atitude de quem sabe
e conhece a realidade, mas não tem coragem de reagir. (...) Portanto, nunca
cruze as mãos, desistindo da luta; com efeito, é necessário utilizá-los para a
oração, a penitência e a ação cultural e doutrinal com consequências práticas
concretas (...). É preciso ter cautela para não prestar ajuda ao
judaico-americanismo, mesmo que involuntariamente. Portanto, não pregue o
Bem-Estar como objetivo final, ... o sucesso neste mundo, ... a transfiguração
do corpo humano, ... a preocupação desordenada com os interesses humanos, ... a
abolição das barreiras entre as religiões e culturas, ... o fim da controvérsia
para substituí-las pelo irenismo, ... o diluir do dogma em favor de uma
moralidade subjetiva, ... a reconciliação entre o espírito de Cristo e o do
mundo ”(pp. 153-156).
O progresso do americanismo com o Papa
Bergoglio
Francisco I, numa entrevista, respondeu a
Eugenio Scalfari: “O Vaticano II, inspirado pelo Papa João e Paulo VI, decidiu
olhar para o futuro com um espírito moderno e abrir-se à cultura moderna. Os
padres conciliares sabiam que a abertura à cultura moderna significava
ecumenismo religioso e diálogo com os não crentes. Desde então, muito pouco foi
feito nesse sentido. Tenho a humildade e a ambição de querer fazê-lo
”(Repubblica, 1 de outubro de 2013, p. 3).
Segundo ele é preciso dar “prioridade ao
encontro, ao caminhar juntos. Fazendo isso, depois será mais fácil abandonar as
diferenças ”(Jorge Bergoglio. Papa Francisco. O novo Papa fala de si mesmo,
Salani, 2013, p. 76). Na verdade, segundo Bergoglio, é bom "não se perder
em reflexões teológicas vazias" (p. 39). Portanto, não apenas o primado da
ação, mas o desprezo pela reflexão e especulação teológica. O diálogo e o
encontro pessoal são válidos para todos, judeus, muçulmanos e também para os
"tradicionalistas", se estiverem dispostos a "encontrar-se,
caminhar juntos"; o resto virá por si mesmo, as diferenças vão se
suavizando gradualmente. Bergoglio costuma repetir: “é o tempo que nos faz
amadurecer. O tempo deve ser permitido para moldar e amalgamar nossas vidas
”(p. 65).
O lema do Papa Bergoglio é "qualquer
forma de não encontro é para mim motivo de profunda dor" (p. 110), por isso,
quando "me pedem orientação, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo,
diálogo, diálogo .. . "(p. 111).
Portanto, é necessário saber esfumar e fazer
as devidas diferenciações na personalidade de Bergoglio, pois nele há também um
lado bastante oculto mas real da "estética litúrgica tradicional" a
la Romano Guardini, e ele não desprezará, como Montini, a Missa de São Pio V,
desde que não se objete muito e publicamente sobre a ortodoxia do Novus Ordo
Missae de Paulo VI; o importante não é fazer teologia, mas caminhar juntos.
Assim, o modernismo americanista, que agora
ocupou o ápice do meio católico e eclesial, pede aos católicos fiéis à Tradição
que ajam unidos para superar o materialismo, o ateísmo. Assim, alguns
católicos, fiéis e de boa fé, se deixam persuadir e agindo junto com os
modernistas de que acabam sendo devorados por eles, como “o peixe menor é
devorado pelo maior”.
A atualização americanista para a modernidade
O resultado dessa adaptação à modernidade foi
catastrófico mesmo no ambiente eclesiástico. Basta não querer fechar os olhos à
situação de degradação doutrinal e moral em que se encontram os homens da
Igreja ou a Igreja em seu componente humano e à falta de crédito a que hoje se
submete o catolicismo. Então, o remédio para sair destes flagelos é o seguinte:
o retorno às verdadeiras fontes do cristianismo, patrística integrada e
completada pelos escolásticos, sob a orientação do magistério da Igreja.
Portanto, é necessário reavaliar a) o valor da razão humana, que se não pode
saber tudo sobre todas as coisas pode, no entanto, vir a conhecer a essência
das coisas com certeza e, portanto, representa a âncora da salvação no mar da
dúvida universal; b) o valor perene da filosofia escolástica e especialmente
tomista, fundada nos primeiros princípios por si conhecidos. Só uma razão justa
e iluminada e fortalecida pela fé sobrenatural e pela caridade poderá resolver
os problemas do homem contemporâneo. Não é se afogando juntamente que se salva a
um banhista em dificuldade, mas antes ele deve ser tirado da água com segurança
para ser capaz de ser reanimado.
A situação atual da Igreja é um verdadeiro
tormento e não deve nos levar a menosprezar a figura do Papa como tal e nem o
papado, na verdade devemos defendê-los quando forem atacados por aqueles (ver
Declaração da ONU de 5 de fevereiro de 2014) que lhes odeiem enquanto tal,
apesar dos edulcorantes e diluentes que foram feitos para se tornarem
simpáticos ao homem contemporâneo ("quando o sal se torna insípido, é
jogado fora e pisado"). Ao mesmo tempo, é legítimo mostrar com respeito as
diferenças entre a Tradição constante da Igreja e o ensino pastoral
objetivamente inovador, sem pretender poder salvar a Igreja.
Recomendo vivamente o estudo esclarecedor
deste livro de Henri Delassus, que nos ajudará a compreender o que se passa sob
os nossos olhos tanto do ponto de vista geopolítico (globalismo, globalização,
a invasão da Europa e a formação da nova ordem mundial) e do ponto de vista
religioso (o pan-ecumenismo de Assis 1986 e "a ONU de todas as
religiões" lançada por Francisco I em 2015).
Que Deus nos ajude a manter a verdadeira fé
intacta e pura, sem nos desviarmos por excesso ou defeito.
d. Curzio Nitoglia
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